Artigos

Publicado em 09 de novembro de 2015


Entrevista com Dr. Henrique Suplicy.

1. O que é o Instituto Res Novae?
A primeira dúvida que surge é o significado de Res Novae. De acordo com o wikipedia.org (google), Res significa trabalho, coisas públicas e Novus significa não só o novo, mas o diferente. Portanto Res Novae significa muitas coisas, mas, de acordo com esta mesma fonte, significa principalmente revolução política. O Instituto Res Novae foi criado para dar apoio ao Partido da Inelegibilidade Automática (PINA) o qual propõe uma mudança radical no sistema político Brasileiro, estabelecendo a inelegibilidade automática, ou seja, o indivíduo é eleito para um mandato apenas, não sendo possível a sua reeleição.

2. Porque a proposta do Instituto Res Novae lhe agradou?
Sempre fui contra o continuísmo. Já tive a oportunidade de participar de várias diretorias de Sociedades Científicas Médicas e sempre defendi a idéia de um mandato apenas. Em um segundo mandato existe uma certa acomodação e este mandato nunca é tão produtivo quanto o primeiro. No caso dos políticos há outro agravante muito importante, que é o de que as suas ações neste mandato são todas visando não o bem da população e do país e sim a sua reeleição. A inelegibilidade poria um fim a esta prática.

3. A inelegibilidade automática não vai representar uma punição para os bons políticos?
Em primeiro lugar, bons políticos são muito raros. Em segundo lugar, não vejo problema em sacrificar estes raríssimos bons políticos por um bem maior que seria a retirada dos demais (a grande maioria) da vida pública.

4. Uma pessoa sem experiência poderia ser um bom representante do povo?
Com absoluta certeza. Não vejo nenhuma necessidade deste carreirismo político. Temos excelentes profissionais em várias áreas que seriam ótimos representantes do povo.

5. Neste contexto não faltariam pessoas interessadas em se candidatar?
Pelo contrario, conheço varias pessoas que exerceriam um excelente mandato político e que na seqüência voltariam para as suas atividades profissionais e que não o fazem atualmente, porque não conseguem competir em termos de eleição com um político de carreira.
6. Este tipo de sistema democrático existe em algum país do mundo?
Até aonde eu sei, a resposta é não.

7. Existe possibilidade de um projeto desta natureza ser aprovado no Congresso Nacional?
Nossos políticos não vão aprovar uma lei contra eles mesmos. O objetivo do Instituto Res Novae, ao menos em um primeiro momento, não é o de aprovar a inelegibilidade no Congresso e sim mostrar para as pessoas que existe a possibilidade desta inelegibilidade.

8. Como é feita a divulgação desse trabalho?
Esta divulgação é feita pela mídia, como por exemplo, em entrevistas como esta, em redes sociais... Mas a grande divulgação será feita após o PINA ser aprovado como partido oficial, pois aí teremos um espaço gratuito em todos os veículos de comunicação

9. Quem pode colaborar com esse projeto?
Todo Brasileiro que esteja descrente da classe política.

Henrique Suplicy
Médico Endocrinologista e Professor da Universidade Federal do Paraná

INSTITUTO RES NOVAE © Copyright 2012
Desenvolvido por Fullsites